1 – QUEM É A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA?

A Santíssima Virgem Maria é a Imaculada Mãe de Deus e Mãe dos homens, porque é a Santíssima Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem para nos salvar.

 

2 – QUE SE DEVE ENTENDER POR PREDESTINAÇÃO DE MARIA?

Deve-se entender o lugar especial e privilegiado que Maria ocupou no pensamento de Deus ao decretar e preparar, desde toda a eternidade, a grande obra da Encarnação e da Redenção. Eis as palavras do Espírito Santo que a Igreja aplica a Maria: "O Senhor me possuiu no princípio dos seus caminhos, desde o princípio, antes que criasse coisa alguma. Desde a eternidade fui constituída desde o princípio, antes que a terra fosse criada" (Prov. 8, 22 e ss.); "Eu saí da boca do Altíssimo, a primogénita de todas as criaturas" (Eclo. 24, 5).

Na bula Ineffabilis Deus, o Bem-aventurado Pio IX recorda que o Todo-Poderoso estabeleceu 'com um só e único decreto a origem de Maria e a encarnação da Sabedoria divina' (Pio IX Pontificis Maximi Acta, Par prima, pág. 559)

 

3 – PARA QUE FOI PREDESTINADA MARIA?

Maria foi predestinada paa ser a Santíssima Mãe de Deus e dos homens na ordem da graça, e assim glorificar Deus com a santidade da sua vida, a máxima santidade possível a uma simples criatura. Nela, realiza-se perfeitamente o desígnio de Deus sobre a humanidade: Deus a “escolheu em Cristo antes da crianção do mundo, para ser santa e imaculada, diante de seus olhos, no amor” (cfr Ef 1,4).

Assim Deus, desde o princípio e antes dos séculos, escolheu e pré-ordenou para seu Filho uma Mãe, na qual Ele se encarnaria, e da qual, depois, na feliz plenitude dos tempos, nasceria; e, de preferência a qualquer outra criatura, fê-la alvo de tanto amor, a ponto de Se comprazer nela com singularíssima benevolência.

Por isso cumulou-a admiravelmente, mais do que todos os Anjos e todos os Santos, da abundância de todos os dons celestes, tirados do tesouro da sua Divindade. Assim, sempre absolutamente livre de toda a mancha de pecado, toda bela e perfeita, ela possui uma tal plenitude de inocência e de santidade, que, depois da de Deus, não se pode conceber outra maior, e cuja profundeza, salvo a de Deus, nenhuma mente pode chegar a compreender.”

(Bem Aventurado Pio IX, Ineffabilis Deus, 2)

Quis o Pai das misericórdias que a Encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe de seu Filho, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, uma mulher também contribuísse para a vida” (CV II, LG 56; cfr 61).

 

4 – DE ONDE VEIO O NOME MARIA?

Segundo a opinião dos santos doutores, São Jerônimo, Santo Epifânio, Santo Antônio. São Pedro Damião e outros, este santíssimo nome veio do Céu. Foi por ordem expressa de Deus que São Joaquim e Santa Ana o impuseram a sua santíssima filha.

 

5 – QUE SIGNIFICA O NOME DE MARIA?

Significa: Amada por Deus, Senhora, Soberana, Estrela do Mar, luz brilhante, ou oceano de amargura.

 

6 - DEVEMOS TER DEVOÇÃO AO NOME DE MARIA?

Sim, porque o nome de Maria é referido à santíssima Pessoa da Mãe de Deus e nossa Mãe, que na Glória do Céu continua a interceder por nós e a proteger-nos.

Nome que enche o Céu de alegria e, na terra, é o terror dos demónios.

 

7 – HÁ UMA FESTA ESPECIAL PARA HONRAR O NOME DE MARIA?

A festa do Santíssimo Nome de Maria, no dia 12 de setembro. Festa instituída pelo Papa Inocêncio XI, em 1683, em agradecimento pela libertação da cidade de Viena sitiada pelos Turcos maometanos.

 

Contacto

Comunidade Católica de Evangelização Online nadateturbe@nadateespante.com